Lançamento de concurso de rádio abre novas janelas para estudantes

O concurso é uma oportunidade para os estudantes do ensino fundamental(foto: Duda Oliveira/Rádio Escola Recife).

 

Um projeto da secretaria de educação, da Rádio Escola Recife em parceria com a Fundação de Cultura, por meio da Frei Caneca FM, está lançando um concurso de rádio web direcionado para estudantes de escolas municipais do ensino fundamental. O projeto homenageará Teresinha de Jesus Carlos de Araújo, ou Teca Carlos, que era professora universitária formada em letras e em direito além de coordenadora da FUNDARPE. O “concurso Teca Carlos de Rádio’’, foi lançado na ultima terça-feira, 4, em um evento que reuniu representantes da Radio Escola Recife, da Frei Caneca FM, estudantes das escolas municipais Severina Lira e Sociólogo Gilberto Freire, do Coordenador do CETEC, além da importante presença de Brena Carlos, a filha de Teca Carlos.

O evento de abertura ocorreu no Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania, CETEC. Para as escolas participarem do concurso, os alunos devem interprogramas de 1 a 5 minutos sobre os temas: Literatura, Música, Geografia, História, Ecologia, Saúde, Meio Ambiente, Matemática, Filosofia, Ciências e Introdução às artes. As escolas têm até o dia 1 de julho para inscreverem o programa no concurso. Todos os programas selecionados pela equipe da Rádio Escola e da Frei Caneca serão exibidos dentro da programação da rádio pública.

A professora multiplicadora da Escola Municipal Severina Lira, Renata Carvalho apresentou um dos projetos que a escola está investindo em rádio, o “Aprendendo a fazer audiodescrições”, que faz as descrições de um livro para que o deficiente visual entenda até as ilustrações do livro, essa iniciativa já ganhou muitos prêmios de educação e agora vai mostrá-lo no Paraguai. Além disso, duas alunas do clube de rádio da escola fizeram uma apresentação, simulando um programa de rádio.

Durante o lançamento foi ressaltado a importância do aprendizado de rádio para o desenvolvimento das crianças. Segundo o coordenador da Frei Caneca FM, Camerindo Neto,  o concurso vai dar muitas oportunidades para as crianças, “a primeiro coisa mais importante é o contato com as pautas que a mídia tradicional não da tanto espaço, meio ambiente, cidadania, a própria educação, saúde, são pautas que existem mas não com tanto destaque, e esse olhar (das crianças) para esse tipo de pauta é fundamental para a construção da sociedade e também, ter o produto feito na escola exibido numa radio publica, que está no ar”.

A professora de pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco e filha de Teca Carlos, Brena Carlos, destacou que o concurso abre possibilidades para os estudantes, uma oportunidade de aplicar tudo o que eles aprendem nas salas de aula. “um concurso como esse dá uma visibilidade maior para o que efetivamente é a estrutura pensada do ensino do que é o ensino formal, você faz crescer pra além das paredes da sala de aula o que você ensina e como aquilo vai se tornar uma amplidão de importância ele leva para fora das paredes do ensino formal e busca encontrar outros meios, mas ampliado nas possibilidades de efetivar em uma coisa maior”.

A estudante do 5º ano da E.M. Severina Lira, Isis Almeida, 10 anos, é a representante da imprensa mirim na escola, vai participar do concurso e está ansiosa para o resultado, “ia ser demais aparecer numa rádio, as pessoas vão poder me ouvir ia ser incrível, espero que a minha turma ganhe”, diz ela.

O edital do concurso com todas as regras de participação estão disponíveis no site da secretaria de educação.

TECA CARLOS-Teresinha de Jesus Carlos de Araújo nasceu em Recife, formou se em Direito na UFPE e em Letras pela UNICAP, onde foi professora do curso de Letras por 20 anos. Ela sempre foi respeitada por sua incansável lutas politicas, era defensora da cultura popular. Ela atuou como gestora da Fundarpe e do Funcultura, coordenando ações voltadas para a valorização da cultura popular, além de ter sido membro do Conselho de Cultura do Recife. Ela faleceu em 28 de agosto de um câncer de pâncreas.

1 thought on “Lançamento de concurso de rádio abre novas janelas para estudantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *