Concurso Teca Carlos de Rádio é finalizado

A lista dos vencedores, as escolas, os interprogramas e os estudantes que foram selecionados.

O resultado do concurso foi divulgado no diário oficial no ultimo sábado, 12, e no site e na programação da Frei Caneca FM. Os estudantes de 6 escolas que participaram da produção do interprograma, tanto como locutores como produtores vão ganhar um certificado durante cerimonia de premiação do Encontro Municipal de Audiovisual na Educação do Recife, o EMCINE, ainda esse ano e os alunos ainda vão poder visitar os estúdios da Frei Caneca FM.

O concurso Teca Carlos é o produto de uma parceria entre a Secretaria de Educação, através da Rádio Escola Recife, e a Secretaria de Cultura, através da Frei Caneca FM. Ele começou a ser pensado em maio deste ano, as suas inscrições foram abertas no final de junho, um pouco antes das férias escolares iniciarem, e o prazo para as inscrições se estendeu até o final de agosto. Poderiam participar estudantes da rede municipal do ensino fundamental I e II e jovens estudantes do programa Educação de Jovens e Adultos, o EJA.

O objetivo do concurso foi incentivar os estudantes a participarem e produzirem um interprograma radiofônico que poderia ser veiculado em uma rádio com um alcance maior de audiência que a Rádio Escola Recife. Além disso, o concurso estimulou a criatividade dos estudantes da rede municipal a fazerem bons programas radiofônicos.

Confira os vencedores:

1. Interprograma: Arroz com Feijão
Escola Municipal Engenheiro Henoch Coutinho de Melo
Equipe: Estudantes da Turma 01 do Projovem Urbano
Locutores: Jandilson Ferreira e Taylane Santos
Professores Responsáveis: Ilana Aguiar e Paulo Queiroga
Sinopse: Com a participação de uma nutricionista, o interprograma aborda o tema da alimentação saudável, a influência da mídia, e os cuidados que os jovens devem tomar em prol de uma vida saudável.

2. Interprograma: Bravos Guerreiros – Malunguinho
Escola Municipal Sociólogo Gilberto Freire | 7º Ano A, 8º Ano A e 8º Ano B
Equipe: Andrey Cesário, Ingrid Melo, Claúdio Vieira, Daniel Lucas, Thiago Victor e Ana Elizabeth
Locutoras: Wanessa Silva e Kettylyn Camelo
Professor Responsável: Jairo Girol
Sinopse: Interprograma dedicado à memória de Malunguinho, um dos grandes nomes da luta contra a escravidão em Pernambuco, no século XIX, e responsável pelo estabelecimento e liderança do quilombo do Catucá, localizado próximo ao Recife.

3. Interprograma: Minutos da Ciência | A maior árvore da Amazônia
Escola Municipal dos Coelhos | 4º Ano C e 5º Ano B
Equipe: Rayanne Carvalho Pessoa e Diego Vitor de Lima e Professor Jamerson Gomes
Professora Responsável: Juliana Correia
Sinopse: O interprograma fala sobre o Angelim Vermelho, a árvore mais alta já registrada na Amazônia. Descoberta por pesquisadores, a árvore, com altura equivalente à de um prédio de 24 andares, está localizada no estado do Pará.

4. Interprograma: Momento da Saúde – Vacinar ou não vacinar?
Escola Municipal Octavio Meira Lins | 8º Ano A
Equipe: Pedro Renato, Ana Beatriz e Vinicius Nunes
Professora Responsável: Maria Ana Paula Freire
Sinopse: O interprograma fala dos benefícios da vacinação, explica como as fake news desestimulam a população a procurar essa forma de imunização e fala das doenças que há anos desapareceram e agora voltaram a ser registradas no Brasil.

5. Interprograma: Nossa Terra, Nosso Chão
Escola Municipal De Água Fria | 4º Ano B
Equipe: Ruana Laryssa Albuquerque e Thayanne Dias
Professores Responsáveis: Aldineide De Oliveira Martins e Fernanda Barreto
Sinopse: O interprograma procura conscientizar os moradores do bairro da Campina do Barreto sobre a importância de jogar o lixo no seu devido lugar, como parte das ações de preservação do meio ambiente.

6. Interprograma: Rádio Voz da Penha
Escola Municipal Nossa Senhora da Penha | 5º Ano
Equipe: Maria Beatryz Régis Bezerra, Lucas Silva Della Vedova, Maria Júlia Vieira, Heloísa Ribeiro Kobayashi, Laura de Assis Santos, Keithy Danielle da Silva
Professores Responsáveis: Andréa Pinho e Márcia Fontana
Sinopse: O interprograma explica como funciona o Clube de Cinema nas escolas, através de entrevistas com integrantes do Clube de Cinema da Diretoria Executiva de Tecnologia de Educação (DETEC), responsáveis pelo projeto; e estudantes da rede municipal.

1 thought on “Concurso Teca Carlos de Rádio é finalizado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *